Imagino que muitos de vocês já tenham assistido a “Meu Malvado Favorito” ou “Minions”. Em uma rápida pesquisa no Google é possível descobrir que eles falam “minionese”, uma mistura dos idiomas francês, espanhol, inglês e pitadas de japonês. Para qualquer pessoa, que como eu, entenda inglês, espanhol e português, é possível compreender quase 100% do que eles dizem.
Acredito que muitos bilíngues se sintam um pouco como esses personagens. Quem vive numa rotina na qual se fala vários idiomas, já está acostumado a lidar com isso e usa as diferentes línguas de forma relativamente natural.
Mas confesso que, mesmo acostumada, transitar pela tríplice fronteira- Brasil, Argentina e Paraguai – é, no mínimo, curioso e até um pouco desafiador. Por serem dois idiomas muito próximos, em alguns momentos, ouvi-los simultaneamente soa como uma gororoba.
Importante frisar que não estou fazendo apologia ao “portunhol”, estou falando de duas línguas incríveis e do bilinguismo entre fronteiras.
São “apenas” dois idiomas, mas falados de formas diferentes por meio de sotaques, regionalismos, tipos de bilíngues. Nossa, chega a ser mágico! Mesmo muito acostumada com essa mudança constante entre o português e o espanhol, afinal já vivo isso em minha própria casa, foi diferente. No hotel, do lado brasileiro, sempre saía o espanhol e,às vezes, do lado argentino ou paraguaio o português. Eu só me dava conta porque era alertada pelo meu filho de 12 anos.
Falar outra língua é ter contato com uma nova cultura, ter acesso a outras informações, ampliar oportunidades e enriquecer experiências. Convido você a aprender outro idioma e vivenciar momentos incríveis em suas próximas viagens, sejam elas de carro, avião ou até mesmo nos sonhos. Que tal?
¡Hasta Luego! Ou, melhor: poopaye!
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Que bom que gostou, Marcos! Aproveite e nos siga nas redes sociais para dicas de inglês, espanhol e português.
Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
gratidão!
Sou a Talita Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.